Precisam ou precisão: qual a diferença?

As palavras precisam e precisão existem na Língua Portuguesa e são consideradas corretas desde que utilizadas em contextos adequados.

Muitas pessoas se confundem na hora de escrevê-las por causa da semelhança nas suas grafias. 

Geralmente, as formas terminadas em -am e -ão, por apresentarem sons nasalizados, não são bem compreendidos na hora da escrita, tal como ocorre com a diferença entre iram e irão.

Mas não se preocupe, pois vamos descomplicar tudinho agora mesmo!

precisam ou precisao


Precisam ou precisão: qual a diferença?

Precisam

A palavra precisam (terminada em -am) refere-se ao verbo precisar, que significa ter necessidade (de) carecer, necessitar; conjugado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo: eles/elas precisam. 

Você entenderá isso facilmente através de exemplos.

Frases com a palavra precisam
  • Os alunos precisam de ajuda para aprender matemática.
  • As baleias do oceano precisam ser protegidas da pesca predatória.
  • Elas precisam se conscientizar sobre o seu relevante papel na sociedade.

Precisão

Por outro lado, a palavra precisão (terminada em -ão) é classificada como substantivo, não se referindo à conjugação do verbo precisar. Eis a causa da confusão entre aqueles que escrevem as citadas palavras. Por exemplo, é errado escrever: eles precisão de ajuda.

Dessa forma, a palavra precisão pode apresentar significados diferentes. Ela pode ser usada como sinônimo de necessidade ou carência, mas também pode ser empregada no sentido de exatidão ou pontualidade. Tudo dependerá do contexto em que se encontra.

Veja a seguir as hipóteses possíveis:

👉 Precisão com o significado de ato ou efeito de precisar, ter necessidade ou carência de algo.

Exemplos:
  • A mãe furtou um litro de leite não por vontade, mas por pura precisão.
  • Não há precisão de corrermos tanto atrás de dinheiro na vida.

👉 Precisão com o significado de pontualidade, exatidão, objetivo, preciso ou conciso.

Exemplos:
  • Maria não sabe dizer, com precisão, que horas começará a apresentação da filha na escola.
  • Se pela manhã você souber com precisão como será o seu dia, você está meio morto - quanto mais precisão, mais morto você está. (Nassim Nicholas Taleb)

Para saber mais...

Observe a frase abaixo, escrita pelo grande poeta Fernando Pessoa:
Navegar é preciso, viver não é preciso.

Veja que a palavra "preciso" se repetiu, mas ao contrário do que muitos pensam, o vocábulo não foi empregado com sinônimo de necessidade. Assim, estaria equivocada a interpretação de que navegar é necessário e viver não o é.

Significa dizer que, na segunda vez em que é mencionada na frase, a referida palavra não sugere que não há necessidade de se viver.

O que Pessoa disse de forma genial é que navegar é algo exato, calculado, objetivo. Ou seja, é possível navegar-se com precisão. 

Por outro lado, ele quis dizer que viver é algo muito mais complexo, não havendo como se prever ou calcular com precisão uma ou outra forma de se viver.

Esperamos que as dicas lhe tenham sido úteis. Caso tenha alguma crítica, elogio, sugestão ou dúvida, escreva nos comentários abaixo. Forte abraço!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem