Locução verbal exercícios com gabarito 7º ano

Você é aluno(a) do 7º ano do ensino fundamental e está tendo dificuldades com locuções verbais? Está procurando uma maneira fácil e divertida de aprender e testar suas habilidades? Então não precisa mais procurar! Aqui você encontrará todos os exercícios de que precisa.

Neste artigo, compilamos os 10 melhores exercícios de locução verbal para alunos da 7ª série a fim de ajudá-lo(a) a praticar e aprimorar seus gramaticais. 

Esses exercícios foram elaborados para desafiá-lo(a) e ajudá-lo(a) a identificar erros comuns no uso de verbos e locuções verbais, desde a identificação da concordância entre sujeito e verbo até o domínio dos tempos verbais.

Antes de entrarmos propriamente na resolução dos exercícios propostos, é importante relembrarmos o que são locuções verbais, esclarecendo-se que, se você ainda não domina esse assunto, recomendamos fortemente que leia a nossa aula textual completa:

Locução verbal exercícios com gabarito 7º ano 

O conceito de locução verbal é mais simples do que você pode imaginar. Veja e aprenda logo abaixo! 

O que é locução verbal

Em um conceito bem simplório e direto (lembrando que você deve ler a nossa aula completa no link acima), podemos dizer que locução verbal é uma combinação de dois ou mais verbos que atuam como um único verbo.

Por exemplo, "vou estudar" é uma locução verbal composta pelos verbos "vou" e "estudar". 

As locuções verbais podem ser compostas por verbos auxiliares e verbos principais, como em "tenho estudado" ou "estava trabalhando".

As locuções verbais são comuns na língua portuguesa e são usadas para expressar diferentes tipos de ações e tempos verbais. 
No entanto, é importante usá-las corretamente para garantir que suas frases sejam claras e compreensíveis.

Exemplos de locuções verbais

Aqui estão alguns exemplos comuns de locuções verbais:
  • "Vai chegar"
  • "Venho falando"
  • "Está chovendo"
  • "Deveria ter estudado"
  • "Vou dormir"
  • "Estava começando"
Como você pode ver, as locuções verbais podem ser compostas por diferentes combinações de verbos auxiliares e verbos principais.

Por que estudar locuções verbais

Praticar com exercícios sobre locuções verbais pode ajudá-lo a melhorar sua gramática e escrita de várias maneiras. Aqui estão alguns benefícios da prática de locuções verbais:
  • Você aprenderá a usar os verbos corretamente e a evitar erros comuns, como a falta de concordância entre o sujeito e o verbo.
  • Você será capaz de se comunicar com mais clareza e eficácia, pois suas frases serão mais precisas e compreensíveis.
  • Você se tornará mais consciente da estrutura da língua e poderá aplicar isso em toda a sua escrita.

Top 10 exercícios de locução verbal para o 7º ano

Agora que você entende com certa segurança o que são locuções verbais e por que elas são importantes no estudo do Português, é hora de praticar! 
Confira agora os 10 melhores exercícios de locuções verbais para alunos do 7º ano:

Exercício 01: identificação de locuções verbais

Leia cada frase abaixo e identifique cada locução verbal.
1. Eu estava estudando quando ela chegou.
2. João vai começar a trabalhar na segunda-feira.
3. Maria tem falado muito sobre sua viagem.
4. Está chovendo muito lá fora.
5. Vamos sair para jantar esta noite.
Gabarito: as expressões em negrito correspondem às locuções verbais encontradas.
1. Eu estava estudando quando ela chegou. Temos o verbo auxiliar estudar e o verbo principal estudar.
2. João vai começar a trabalhar na segunda-feira. Aqui existe o verbo auxiliar ir e o verbo principal começar.
3. Maria tem falado muito sobre sua viagem. Novamente temos um verbo auxiliar (ter) e um verbo principal (falar).
4. Está chovendo muito lá fora. Verbos estar e chover.
5. Vamos sair para jantar esta noite. Verbos ir e sair.

Exercício 02: identificação de verbos auxiliares

Leia cada frase abaixo e identifique os verbos auxiliares.
1. Eu teria ido se você tivesse me chamado.
2. Eles estão esperando há horas.
3. Vou começar a trabalhar no projeto amanhã.
4. Você deveria ter estudado mais para a prova.
5. Estava chovendo quando chegamos.
Gabarito: veja as locuções destacadas em negrito e o verbo auxiliar sublinhado.
1. Eu teria ido se você tivesse me chamado. Na locução verbal "teria ido", o verbo ter é o auxiliar.
2. Eles estão esperando horas. Temos o verbo "estar" como verbo auxiliar.
3. Vou começar a trabalhar no projeto amanhã. Verbo começar, em regra, é um verbo principal e autônomo. Porém, nessa locução ele funciona com auxiliar.
4. Você deveria ter estudado mais para a prova. O verbo ter é o verbo auxiliar.
5. Estava chovendo quando chegamos. O verbo estar apresenta-se como auxiliar.

Exercício 03: identificação de verbos principais

Leia cada frase abaixo e identifique os verbos principais.
1. Ela começou a ler o livro hoje.
2. Eu estava trabalhando no novo projeto a noite toda.
3. Temos que terminar o trabalho até amanhã.
4. Vai estudar para a prova na biblioteca.
5. Estava comendo quando o telefone tocou.
Gabarito: a locução verbal está em negrito e o verbo principal estão realçado!
1. Ela começou a ler o livro hoje.
2. Eu estava trabalhando no novo projeto a noite toda.
3. Temos que terminar o trabalho até amanhã.
4. Vai estudar para a prova na biblioteca.
5. Estava comendo quando o telefone tocou.

Exercício 04: concordância entre sujeito e verbo (sem locução verbal)

Complete cada frase abaixo com a forma correta do verbo entre parênteses.
1. Os alunos (estudar) para a prova. (No pretérito perfeito)
2. O cachorro (latir) toda vez que alguém passa na rua. (Presente)
3. A professora (explicar) o conceito claramente. (Pretérito perfeito)
4. Minha mãe e eu (ir) ao cinema ontem. (Pretérito perfeito)
5. O livro que eu (ler) era muito interessante. (Pretérito perfeito)
Gabarito em destaque:
1. Os alunos estudaram para a prova.
2. O cachorro late toda vez que alguém passa na rua.
3. A professora explicou o conceito claramente.
4. Minha mãe e eu fomos ao cinema ontem.
5. O livro que eu li era muito interessante.

Exercício 05: identificação de tempos verbais

Leia cada frase abaixo e identifique a locução e o respectivo tempo verbal.
1. Vou estudar para a prova amanhã.
2. Estava assistindo TV quando o telefone tocou.
3. Ele tem trabalhado muito ultimamente.
4. Estarei viajando para o exterior nas próximas férias.
5. Tinha acabado de sair quando começou a chover.
Gabarito:
1. Vou estudar para a prova amanhã. (Futuro)
2. Estava assistindo TV quando o telefone tocou. (Passado)
3. Ele tem trabalhado muito ultimamente. (Passado)
4. Estarei viajando para o exterior nas próximas férias. (Futuro)
5. Tinha acabado de sair quando começou a chover. (Passado)

Exercício 06: preenchimento de lacunas (com locução verbal)

Complete cada frase abaixo com a forma correta do verbo entre parênteses, criando uma locução verbal.
1. Ele (estar) estudando para a prova quando o telefone tocou. (Pretérito imperfeito).
2. Estávamos (fazer) o jantar quando ela chegou em casa.
3. O professor (explicar) o conceito novamente.
4. O cachorro (latir) toda vez que alguém passa na rua.
5. Meu irmão e eu (ir) para a praia no próximo fim de semana.
Gabarito:
1. Ele estava estudando para a prova quando o telefone tocou.
2. Estávamos fazendo o jantar quando ela chegou em casa.
3. O professor vai explicar o conceito novamente.
4. O cachorro vai latir toda vez que alguém passa na rua.
5. Meu irmão e eu iremos para a praia no próximo fim de semana.

Exercício 07: transformação de frases

Transforme cada frase abaixo em uma locução verbal (crie a sua própria variação).
1. Ele corre para pegar o ônibus.
2. Ela leu o livro em uma noite.
3. Eles trabalham no projeto há semanas.
4. Eu fui ao cinema na semana passada.
5. O professor explicou o conceito da matéria.
Gabarito:
1. Ele costuma correr para pegar o ônibus.
2. Ela consegue ler o livro em uma noite.
3. Eles estão trabalhando no projeto há semanas.
4. Eu queria ter ido ao cinema na semana passada.
5. O professor tentou explicar o conceito da matéria.

Exercício 08: identificação de sujeito

Leia cada frase abaixo e identifique o sujeito.
1. Eu estava estudando para a prova quando ela chegou.
2. Eduardo e Mônica se encontraram e quiseram se conhecer melhor.
3. Ele começou a trabalhar na segunda-feira.
4. Temos que terminar o trabalho até amanhã.
5. João estava comendo quando o telefone tocou.
Gabarito:
1. Eu estava estudando para a prova quando ela chegou.
2. Eduardo e Mônica se encontraram e quiseram se conhecer melhor.
3. Ele começou a trabalhar na segunda-feira.
4. (Nós) Temos que terminar o trabalho até amanhã. (Sujeito oculto).
5. João estava comendo quando o telefone tocou.

Exercício 09: identificação de objetos diretos

Leia cada frase abaixo e identifique o complemento do verbo (objeto direto).
1. Eu comprei um livro na livraria.
2. Meu pai comprou um carro novo.
3. Ele comeu uma fatia de pizza.
4. Eles estão construindo uma casa nova.
5. Minha tia me deu um presente de aniversário.
Gabarito: o objeto direto e o objeto indireto são complementos que geralmente aparecem após os verbos. O objeto direto não é antecedido de preposições.
1. Eu comprei um livro na livraria.
2. Meu pai comprou um carro novo.
3. Ele comeu uma fatia de pizza.
4. Eles estão construindo uma casa nova.
5. Minha tia me deu um presente de aniversário.

Exercício 10: identificação de objetos indiretos

Leia cada frase abaixo e identifique identifique o complemento do verbo (objeto indireto, antecedido de preposição).
1. Eu dei um presente para minha mãe.
2. Ela pediu um favor para sua amiga.
3. Ele emprestou dinheiro para seu irmão.
4. Eles compraram um carro para seus pais.
5. Minha avó deu um conselho para mim.
Gabarito:
1. Eu dei um presente para minha mãe.
2. Ela pediu um favor para sua amiga.
3. Ele emprestou dinheiro para seu irmão.
4. Eles compraram um carro para seus pais.
5. Minha avó deu um conselho para mim.

Como aprender melhor através de exercícios de locuções verbais 

Agora que você já praticou através de exercícios de locuções verbais, é importante saber como usá-los de forma eficaz. 
Confira abaixo algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo esses exercícios:
- Faça os exercícios regularmente para que você possa manter sua prática e melhorar sua gramática.
- Se você cometer erros, revise as regras gramaticais relevantes e tente novamente.
- Peça ajuda a um professor, tutor ou amigo se você estiver com dificuldade em relação a algum conceito ou exercício.
- Utilize os exercícios como uma oportunidade para praticar sua escrita e comunicação em geral.
- Não desanime se você cometer erros. A prática regular é a chave para melhorar suas habilidades de gramática e escrita.

Dicas para melhorar as habilidades de gramática

Além de praticar locuções verbais, existem outras coisas que você pode fazer para melhorar suas habilidades de gramática, tais como:
- Leia regularmente para se familiarizar com a estrutura da língua e a gramática correta.
- Escreva regularmente, seja diariamente em um diário ou em uma redação para a escola.
- Revise suas escritas para corrigir erros e identificar áreas que precisam de melhoria.
- Peça feedback a um professor, tutor ou amigo para que você possa aprender com seus erros e melhorar suas habilidades.
- Use recursos online, como dicionários e gramáticas, para obter ajuda com conceitos específicos.

Recursos online para prática de gramática

Além das nossas dicas disponibilizadas gratuitamente no Aprender Fácil, existem muitos recursos online disponíveis para ajudá-lo a praticar gramática e melhorar suas habilidades. Como exemplos, temos:
  • Duolingo
  • Grammarly
  • Khan Academy
  • Quizlet
  • Purdue Online Writing Lab
  • GrammarBook
Esperamos ter exaurido todo o conteúdo locução verbal exercícios com gabarito 7º ano de forma fácil e ágil.
Se ficou com alguma dúvida, poste-a nos comentários e será uma enorme satisfação poder ajudá-lo(a) ainda mais.
Conteúdos relacionados:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem