Determinada pessoa apresenta costumeiramente um comportamento arrogante, fútil ou até mesmo pedante e você deseja saber se o referido sujeito é um borçal, boçal ou bossal? Ou seja, você está em busca da grafia correta da palavra, não é mesmo?!
Pois bem, vamos resolver esse problema e, de quebra, você vai conferir algumas dicas gramaticais e históricas que inevitavelmente vão te surpreender.
Dúvidas gramaticais correlatas:
Borçal, boçal ou bossal
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, a única grafia aceita como correta é boçal, isto é, escrita com c cedilha (ç) e sem "r". Também não podemos confundir a citada grafia com a palavra bocal (com c), que significa peça com interior de metal na qual se rosqueia a lâmpada; porta-lâmpadas, soquete; abertura de recipiente (vaso, pote, frasco etc.); boca.
Consequentemente, as palavras borçal e bossal estão erradas, motivo pelo qual você deve evitá-las quando estiver escrevendo ou até mesmo falando. Na mesma linha de raciocínio, o termo borsal (escrito com "r" e com "s") também está equivocado, devendo ser evitado sob pena de cometimento de erros ortográficos.
Boçal - classificação gramatical
De acordo com a nossa gramática, a palavra boçal é classificada como adjetivo uniforme, ou seja, é indiscriminadamente usado para os gêneros masculino e feminino. Em verdade, o vocábulo boçal é atribuído a qualquer um que o mereça!
Isso se deve ao fato de que, na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são classificados como uniformes, por exemplo: fluvial, indispensável, possível, amável, azul, boçal, fiel, cordial, banal etc.
Assim, podemos dizer:
homem fiel/mulher fiel
cachorro amável/cadela amável
ele é imprevisível/ela é imprevisível
Vamos relembrar o que é um adjetivo? Trata-se de uma classe de palavras usada para descrever características de seres e coisas. Essas pessoas e coisas são geralmente substantivos ou pronomes.
Em palavras mais simples, podemos dizer que os adjetivos compõem uma classe gramatical que atribui características a pessoas e coisas.
Mas veremos a seguir que a palavra "boçal" também pode ser empregada como substantivo.
Sinônimo de boçal
O termo boçal é um adjetivo comumente atribuído a determinada pessoa estúpida, rude, tosca, imbecil, grosseira, ignorante, com pouca cultura, inteligência e sensibilidade.
Mas a referida palavra também pode ser utilizada como substantivo, em substituição à própria pessoa que possui tais atributos. Por exemplo: lá vai o boçal mostrando seu carro novo!
Além disso, a palavra em questão também possui outros sinônimos, podendo significar uma espécie de cabresto forte, com focinheira; rede de corda que se adapta ao focinho dos animais, para que não comam. Neste caso, boçal possui a variante ortográfica buçal, que também é considerada adequada.
Exemplos com boçal
Conforme já foi explicado aqui, a palavra boçal pode ser empregada como substantivo e como adjetivo. Vejamos então os exemplos com frases diversas.
- O comportamento boçal dele não intimida mais ninguém! (Aqui temos um adjetivo caracterizando um comportamento).
- Aquele boçal sempre quer humilhar as pessoas. (Neste caso, temos um substantivo).
- Essa atitude boçal é inacreditável! (Aqui temos um adjetivo caracterizando uma atitude).
- Aquele boçal extrapolou todos os limites da arrogância. (Novamente, há um substantivo na frase).
Origem da palavra boçal
Mesmo que controversa, a provável origem da palavra boçal remonta à época dos escravos no Brasil, vindos da África no período colonial.
Naquela época, existiam basicamente dois tipos de escravos: os ladinos e os boçais.
Os ladinos eram os que já falavam bem o português e, por isso, podiam trabalhar na Casa-grande (Engenho), em tarefas domésticas. Eles geralmente eram tratados de maneira "mais suave" do que os demais.
Por outro lado, havia os escravos conhecidos como boçais, que eram os recém-chegados da África. Eles ainda não se comunicavam em língua portuguesa, razão pela qual eram normalmente utilizados nos trabalhos forçados da lavoura e em tarefas mais pesadas.
Assim, a palavra em xeque passou a ser amplamente difundida e empregada para designar pessoa sem cultura ou sem inteligência.
Estima-se que o referido vocábulo foi formado a partir da junção da palavra latina bucceu à qual foi adicionada o sufixo nominal –al.
Agora não há mais dúvidas! Entre borçal, boçal ou bossal, fale ou escreva sempre a palavra boçal, com ç (c cedilha). E não se esqueça: sempre que possível, fuja dos boçais para o bem da sua sanidade 😉.
Não perca as próximas dicas:
Tags
Português