Quando bate aquela fome, é comum pensarmos logo em saborear um delicioso lanche, principalmente no fim de semana, não é mesmo?
E, na busca de um bom local para se alimentar, você provavelmente já deve ter visto algum letreiro contendo o nome "lancheria" e ficou intrigado ou com dúvida se o correto é lancheria ou lanchonete.
Esta dúvida é muito pertinente e está se tornando cada vez mais comum entre os falantes da língua portuguesa, motivo pelo qual vamos saná-la agora mesmo.
É muito fácil cometermos erros gramaticais ao fazermos uma analogia da palavras.
No caso em questão, associamos lancheria com outras palavras semelhantes, tais como pastelaria, que se refere ao ponto comercial onde se vende pastel; danceteria, alusiva ao espaço em que ocorrem festas dançantes e borracharia, que consiste no local adequado para se consertar pneus e de realizar serviços afins.
Além disso, existem palavras muito parecidas com lancheria, são elas:
- Lancheira, que significa maleta de mão usada para levar lanche sobretudo por estudantes e trabalhadores.
- Lancharia: conjugação do verbo lanchar no tempo futuro do pretérito.
Essas semelhanças também podem nos levar a cometer equívocos linguísticos se não prestarmos a devida atenção às respectivas grafias.
Lancheria ou lanchonete
A palavra lancheria foi inicialmente usada com maior frequência na região Sul do Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de se referir a um estabelecomento adequado para consumo de lanches em geral.
Mas atualmente esse termo já é amplamente utilizado em vários estados do território brasileiro.
Deixando um pouco de lado os usos e costumes regionais, vamos abordar o assunto de acordo com as regras de ortografia, que são um verdadeiro guia para o bom uso do nosso querido e estimado português.
Para nos guiar, nada mais justo do que consultarmos o bom e velho Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras.
Em uma rápida consulta ao referido vocabulário, constatamos que, entre as duas palavras citadas, apenas a palavra lanchonete está presente nele, a qual é classificada como substantivo feminino e significa estabelecimento comercial popular especializado em pequenas refeições rápidas, lanches e sanduíches mesmo fora do horário normal das refeições.
Normalmente a lanchonete possui um mostrador ou balcão onde se fabrica e vendem-se lanches, sanduíches e refeições rápidas.
Conforme veremos mais abaixo, o termo "lanchonete" é de origem inglesa.
Lanche
Lancheira ou lanchonete são substantivos derivados de lanche, assim como os substantivos derivados de pedra: pedreira, pedregulho etc.
Lanche significa refeição ligeira geralmente consumida entre o almoço e o jantar, também conhecida como merenda em alguns lugares.
Na cultura ocidental, é composto por pequena porção de alimentos comidos fora das três principais refeições: café da manhã, almoço é jantar.
Os lanches se popularizaram tanto que hoje são consumidos a qualquer hora. Vale lembrar que os Estados Unidos deram início há décadas ao desenfreado consumo de fast food (comida rápida).
Inclusive, a palavra lanchonete é originada do inglês luncheonette, que significa estabelecimento comercial que serve refeições rápidas, geralmente no balcão do comércio.
O correto é lancheira ou lanchonete
Já foi explicado na exposição que a palavra lancheria inda não foi inserida no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Assim, seu uso pode significar um erro gramatical conhecido como neologismo, tal qual ocorre no emprego da palavra twittada.
Neologismo é a utilização de palavras do nosso idioma ou estrangeiras que ainda não foram incorporadas ao nosso vocabulário oficial.
Diante do exposto, a palavra correta e mais adequada, de acordo com o padrão culto da nossa língua, é "lanchonete", a qual se refere ao estabelecimento comercial onde se faz refeições rápidas.
Assim, caso você opte por usar o termo lancheria, faça-o apenas em contexto informal, seja na linguagem falada ou escrita (principalmente em redes sociais).
Agora que você já sabe que o correto é lanchonete, clique abaixo para saber quando NÃO se deve usar crase em hipótese alguma:
Tags
Português