Essa dica de gramatica é bem rápida e fácil: o correto é ter-mos ou termos? Ou seja, devemos escrever a referida palavra com ou sem hífen? Há também a dúvida sobre a variação da palavra escrita sem hífen e separada: ter mos.
Pois bem, vamos observar a resposta a seguir e aprender mais sobre o significado e as regrinhas gramaticais correlatas.
Termos ou ter-mos
A forma correta referente à grafia da palavra em análise é termos sem hífen. Logicamente, a palavra ter-mos, escrita com hífen, está equivocada e você deve evitá-la na hora de escrever seus textos.
Da mesma maneira, ter mos está incorreto!
Vejamos mais detalhes para que você possa aprender de uma vez por todas e nunca mais venha a ter dúvidas sobre isso.
Termos significado
A palavra termos é gramaticalmente classificada como verbo. Refere-se ao verbo ter, o qual é conjugado na primeira pessoa do plural do infinitivo.
Mais precisamente, este verbo é o infinitivo pessoal do verbo ter, conjugado na primeira pessoa do plural.
Infinitivo é a forma nominal do verbo em seu estado natural, terminando em -ar, -er ou -ir. Por exemplo: andar, correr, partir, estudar, ter, rir etc.
Para saber tudo sobre infinitivo, acesse:
Ter significa estar na posse, propriedade, possuir, usufruir. É um verbo irregular que apresenta grande variação nas suas conjugações.
Ter mos ou termos
Da mesma maneira que ter-mos (com hífen) está errado, ter mos (separado e sem hífen) também está incorreto. Opte sempre por: termos.
Frases com a palavra termos
Para ficar mais fácil o aprendizado, vejamos agora alguns exemplos!
- Nós estamos confiante depois de termos estudado toda a matéria da prova.
- Estou aliviada por termos finalmente chegado a um consenso.
- Fomos criticados por termos feito apenas o nosso trabalho.
Conforme explicamos acima, a palavra termos é um verbo na forma de infinitivo pessoal, isso significa que ele varia de acordo com a pessoa a que se refere. Se você acessar a nossa aula textual mencionada acima, irá perceber que o infinitivo impessoal é invariável, independentemente da pessoa a que se refere.
Vejamos então as variações verbais pertinentes ao verbo ter, onde surge a conjugação na primeira pessoa do plural termos.
Infinitivo pessoal
- por ter eu
- por teres tu
- por ter ele; ela; você
- por termos nós
- por terdes vós
- por terem eles; elas; vocês
Cuidado para não confundir termos com termo (apenas um "s" faz toda a diferença). Termo é um substantivo masculino que significa: ponto que finaliza ou termina algo; término, por exemplo: chegamos a bom termo após a reunião. Também pode significar determinado documento formal escrito, por exemplo: termo de contrato; termo de responsabilidade, termo de depoimento etc.
Dessa forma, o plural de termo é termos. Mas lembre-se que não estamos tratando neste caso de um verbo, mas do substantivo masculino termo no plural.
Por exemplo: o delegado colheu todos os termos de declarações dos investigados.
Também não podemos confundir termos com a palavra termo-nos (flexão do verbo ter-se).
Por exemplo: O mais relevante foi termo-nos encontrado de novo!
Portanto, a suposta palavra ter-mos, escrita com hífen (assim como ter mos) não existe na Língua Portuguesa. O correto é termos.
As mesmas regras vistas aqui se aplicam também à maioria dos verbos da língua portuguesa. Por exemplo: comprar / comprarmos; ler / lermos; sorrir / sorrirmos.
Aprenda também:
Tags
Português