Plumo ou prumo: qual o correto?

Em uma rápida consulta na rede mundial de computadores, internet, podemos perceber alguns sítios eletrônicos (sites) informando que entre as palavras plumo e prumo, apenas o termo prumo, escrito com a letra "r", estaria correta.

Algumas das plataformas consultadas afirmam ainda que, em relação à palavra plumo, escrita com a letra "l", a construção somente estaria correta se houvesse a locução a plumo, que significa a propósito.

Mas as coisas não são bem assim e vamos explicar detalhadamente o porquê disso! Continue lendo para aprender mais uma dica gramatical muito útil e enriquecedora para o seu vocabulário.

Plumo ou prumo

Inicialmente, vamos aceitar sem maiores contestações que a palavra correta é prumo, isto é, escrita com a consoante r. Trata-se de um vocábulo morfologicamente classificado como substantivo masculino, o qual significa: instrumento constituído de corpo pesado com uma alça na base, amarrado a um fio flexível, utilizado para verificar a verticalidade de um lugar ou o eixo de um sólido.

Em palavras mais simples e práticas, o prumo é geralmente usado pelo profissional da construção civil a fim de verificar por exemplo se uma parede está reta e na posição vertical em relação ao chão.

Sob a ótica da geometria, podemos dizer que determinada parede está no prumo quando ela é perpendicular, formando um ângulo reto, ou seja, de noventa graus em relação ao solo. Para saber mais sobre os ângulos, confira o texto abaixo:
Em sentido figurado, a palavra em questão pode significar: prudência, cautela, equilíbrio, penetração etc.
plumo ou prumo

Etimologia da palavra

Etimologia é uma área de estudo que busca verificar a origem e da evolução das palavras constantes em determinados idiomas.

A citada área do conhecimento também pode ser classificada como uma disciplina que trata da descrição de certa palavra em diferentes estados da língua anteriores, até remontar ao étimo, ou seja, à palavra originária, que corresponde a que deu origem a todas as outras dela decorrentes.

O que nos chama a atenção é o fato de que, embora seja escrita com "r", a palavra prumo é derivada do termo em latim plumbu, escrito com l, que significa chumbo.

Essa relação é bem pertinente porque o chumbo é um dos materiais mais utilizados na fabricação dos prumos. Isso ocorre porque o chumbo é um dos elementos mais densos ("pesados"), motivo pelo qual ele facilita o uso do prumo que é pendurado em um fio.

Divisão silábica: pru-mo (palavra composta por duas sílabas, motivo pelo qual a classificamos como dissílaba). É uma paroxítona terminada em "o" e por isso não é acentuada.

Até aqui está tudo perfeito e você pode aceitar tranquilamente todos os argumentos expostos sem medo de errar nada.

Frases com a palavra prumo

  • O mestre de obras usou o prumo para construir a sua casa.
  • Prumo é uma ferramenta vendida em lojas de construção.
  • Ela tomou prumo na vida depois que passou a estudar com afinco.
  • Helena perdeu o prumo enquanto pedalava e caiu da bicicleta.

A plumo

O nosso pequeno problema surge em relação à palavra plumo, ou seja, escrita com a consoante "l". 

É consenso entre os falantes da língua portuguesa que a locução adverbial a plumo está plenamente correta. Se você quer aprender o que é uma locução, acesse o texto a seguir: locução verbal: conceito, exemplos e exercícios.

Muitos afirmam que a única e exclusiva situação em que a palavra plumo estaria correta seria exatamente quando ela estivesse inserida na referida locução (a plumo), que significa: a propósito; com o intuito de.

Diante disso, fizemos algumas pesquisas junto aos dicionários e não encontramos muitos resultados apontando para a existência da palavra plumo na língua portuguesa. 

Por exemplo, ao consultarmos a palavra pluma no dicionário MICHAELIS, não a localizamos. Em vez disso, o dicionário retornou a palavra plumo, cujo sinônimo é: coberto ou ornado de plumas.

Por outro lado, em consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras, localizamos a existência da palavra plumo, lá classificada morfologicamente como substantivo masculino. 

Infelizmente, o VOLP não informa o significado das palavras, mas apenas que elas estão incorporadas à língua portuguesa e são consideradas corretas à luz da norma culta.

Sendo assim, fica aqui a tarefa para que possamos buscar mais conhecimentos acerca do tema proposto. Não devemos nos acomodar, pois a busca da evolução é um trabalho contínuo e a nossa língua é dinâmica.

O certo é que a palavra prumo é seguramente correta e pode ser utilizada conforme foi explicado no decorrer do presente texto. Já em relação à palavra plumo, somente a evolução linguística nos mostrará o seu uso e a sua finalidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem