Gase ou gaze: qual o correto?

Surgiu aquela dúvida se a grafia correta é gase ou gaze, ou seja, a palavra deve ser escrita com "s" ou com "z"? Então prepare-se para aprender isso de uma maneira muito fácil.

A grafia das palavras gase e gaze é muito semelhante. Já a pronúncia delas é idêntica, com som de "z", motivo pelo qual a dúvida sobre o jeito correto de se escrever é bem pertinente.

Nesta oportunidade, além de saber se o correto é gase ou gaze, você também aprenderá que, no plural, ambas as palavras são consideradas gramaticalmente corretas.

Isto é, no singular, apenas uma delas é considerada como correta. No plural, ambas são corretas, mas com significados diferentes e usadas em contextos distintos. Continue lendo para aprender todo o conteúdo.

Aprenda também:

Gaze ou gase? Com s ou z?

No singular, a palavra correta é gaze, escrita com a consoante "z". Neste sentido, gase, escrita com "s" constitui-se em erro gramatical e por isso deve ser evitado principalmente em textos formais.

Mas preste bastante atenção porque, em se tratando do plural, ambas as palavras podem tranquilamente ser usadas.

Ou seja, as palavras gazes e gases existem e estão corretas quando usadas em contextos adequados.
Leia mais e entenda todos os detalhes sobre isso.

gase-ou-gaze

Gaze

Vamos iniciar pela dúvida da maioria dos falantes da língua portuguesa: a palavra gaze, escrita com z. De acordo com o vocabulário ortográfico da língua portuguesa, gaze no singular é o jeito certo de se escrever.

A referida palavra é gramaticalmente classificada como substantivo feminino e significa tecido fino e transparente, feito de seda ou algodão, utilizado geralmente em curativos ou machucados.

Quem trabalha na área da saúde conhece muito bem esse tecido, pois os respectivos profissionais têm contato com ele quase que diariamente.

Frases com a palavra gaze

Veja abaixo alguns exemplos para facilitar o entendimento dos conceitos.
  • O enfermeiro diligentemente cobriu as feridas do paciente com gaze.
  • Como sempre, está faltando até gaze no posto de saúde.
  • Infelizmente o médico deixou um pedaço de gaze no estômago do paciente durante a cirurgia.

Divisão silábica: ga-ze (palavra dissílaba, pois é composta por duas sílabas). 
De acordo com as regras de acentuação gráfica, gaze é uma paroxítona terminada em "e", motivo pela qual não recebe acento.

Conforme já explicamos no início do texto, a palavra em foco pode tanto ser usada no singular quanto no plural, observe os exemplos a seguir.
  • Use apenas gazes esterilizadas nos ferimentos a fim de evitar a proliferação de bactérias.
  • O ferimento foi tão profundo que o médico usou um pacote de gazes para limpá-lo.

Verbo gazear

As novidades não param por aí. Além do substantivo feminino gaze, existe ainda o verbo gazear, que entre outras coisas significa faltar propositalmente a um compromisso, à aula ou ao trabalho.

Esse artifício é muito utilizado por alunos que não querem ou não gostam de assistir a determinadas aulas. Eles inclusive substituem o verbo gazear pela gíria matar aulas.

Vejamos então a conjugação do verbo gazear no presente do indicativo:

Eu gazeio
Tu gazeias
Ele/Ela gazeia
Nós gazeamos
Vós gazeais
Eles/Elas gazeiam

Gase

A palavra gase, escrita com a letra "s" no singular, está gramaticalmente errada, motivo pelo qual ela não deve ser escrita desta forma. Trata-se de um erro ortográfico.

Contudo, no plural, a referida palavra existe e está plenamente correta.

Isto é, gases é o plural de gás, que significa estado da matéria que tem a característica de se expandir espontaneamente, ocupando a totalidade do recipiente que a contém.

Apenas para relembrar: o plural dos substantivos terminados em "s" é construído geralmente a partir da inclusão da terminação "-es" no fim. Por exemplo: português / portugueses; país / países; freguês / fregueses. Mas há exceções em que as palavras conservam a mesma grafia no singular e no plural, tais como: lápis / lápis; vírus / vírus; pires / pires; ônibus / ônibus.

Na medicina, gases são conceituados da seguinte forma: ar que se acumula no estômago ou no intestino e que normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax.

Portanto, definitivamente com a letra "s", só se admite a forma pluralizada: gases.

Frases com a palavra gases

  • Problemas intestinais podem ocasionar gases nos pacientes.
  • A ciência está testando gases medicinais em tratamentos modernos.
  • O aterro sanitário está gerando gases tóxicos, prejudicando a população local.
Gostou de aprender um pouco mais sobre a nossa língua portuguesa (gase ou gaze)? Então não perca os seguintes conteúdos:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem