Sempre que você estiver em dúvida entre escrito ou escrevido, escolha em todas as vezes a primeira opção, pois é a única que está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Trata-se do verbo escrever, que significa representar por algo meio de caracteres ou escrita.
Os verbos da língua portuguesa podem se apresentar basicamente em três formas nominais: gerúndio, infinitivo e particípio.
Nesta oportunidade, iremos discorrer apenas sobre o particípio, pois é o assunto que nos ajuda a esclarecer a dúvida inicial.
Dúvida relacionada:
Particípio é a forma verbal que expressa a ideia de atividade ou ação concluída, acabada ou finalizada. Por exemplo: casa reformada; trabalho concluído etc.
O que gera a maior parte das dúvidas é a existência dos verbos abundantes, ou seja, aqueles que possuem dois tipos de particípio: um particípio regular e um particípio irregular.
A forma particípio regular é facilmente identificada porque nestes casos o verbo apresenta as terminações -ado e -ido.
Por exemplo, citamos alguns:
Imprimir - particípio regular: imprimido; particípio irregular: impresso;
Trazer - particípio regular: trazido; particípio irregular: trago;Salvar - particípio regular: salvado ; particípio irregular: salvo;
Entregar - particípio regular: entregado; particípio irregular: entregue;
Para saber as regras gramaticais e escolher corretamente o contexto em que deve ser usado particípio regular ou irregular, acesse nosso artigo sobre locução verbal: Locução verbal: conceito, exemplos e exercícios.
E entre os verbos abundantes, encontrava-se o verbo escrever, o qual possuía os seguintes particípios: escrevido, escrevinhado e escrito.
Escrito ou escrevido
Como já mencionado, o verbo escrever possuía os particípios regulares escrevido e escrevinhado.
Porém, os particípios regulares caíram em desuso e atualmente já não são mais considerados corretos.Em razão disso, somente é considerado adequado o uso do particípio irregular: escrito.
Frases com a palavra escrito
- O livro O Guarani foi escrito por José de Alencar.
- Está escrito nas estrelas que seremos vencedores.
- A Bíblia é um livro escrito por homens com inspiração divina.
Lista dos principais verbos abundantes
Para detalhar a matéria estudada, você verá a seguir alguns verbos que aceitam dois particípios, um regular e um irregular. Lembre-se: esses são conhecidos como verbos abundantes.
Veja cada verbo acompanhado do seu particípio regular e do particípio irregular.
- Benzer: benzido/bento
- Prender: prendido/preso
- Trazer: trazido/trago
- Salvar: salvado/salvo
- Entregar: entregado/entregue
- Imprimir: imprimido/impresso
- Pegar: pegado/pego
Lista de verbos com apenas um particípio
A existência dos verbos abundantes leva as pessoas a se confundirem, achando que qualquer verbo admite dois particípios. Mas as coisas não são bem assim.
Confira abaixo uma lista de verbos que aceitam apenas uma forma de particípio, mais precisamente o particípio irregular.
- Dizer – dito
- Abrir – aberto
- Escrever – escrito
- Ver – visto
- Fazer – feito
- Cobrir – coberto
- Pôr – posto
- Vir – vindo
Escrito - substantivo masculino
Você já aprendeu que a palavra escrito é classificada como verbo. Mas é importante saber também que a citada palavra também pode ser empregada na forma de substantivo masculino (mas também pode ser flexionada para o substantivo feminino escrita), classe gramatical de nomeia os seres em geral, podendo ser próprios ou comuns.
Observe algumas frases de exemplo:
- Os escritos antigos nos ajudam a compreender a evolução da civilização.
- A escrita cuneiforme é a mais antiga da humanidade.
Recapitulando: entre escrito ou escrevido, opte sempre pelo particípio irregular, isto é, fale ou escreva a palavra escrito.
Para evitar erros, procure memorizar a lista dos verbos elencados acima e outros que vier a estudar. Se estas dicas foram úteis para você, então não deixe de aprender também:
Tags
Português